Feeds:
Posts
Comentários

Animais em extinção

Por: Anglo e Mato Grosso Online

Desmatamento e extinção de espécies

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!

O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles:

1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.

2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.

4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.

5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.

6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie.

7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.

8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.

- Mais bocas para nutrir, implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras agriculturáveis, às custas de mais desmatamento. Hoje, o planeta perde um hectare de solo aproveitável para a agricultura a cada 8 segundos. Buscar um aumento na eficiência da produção de alimentos, através de maior mecanização da agricultura, levaria à degradação maior do solo. Além disso, a utilização intensiva de adubos e pesticidas aumentaria a poluição do solo e dos lençóis de água.

- Maior pressão de consumo, gerando, portanto, maior demanda de recursos naturais não-renováveis, como os metais e o petróleo.

Além do esgotamento precoce desses recursos, mais resíduos serão produzidos, intensificando a poluição: o homem poderá afogar-se no seu próprio lixo!

- Maior necessidade de energia. Por enquanto, gerar energia leva a um aumento da poluição (queima de combustíveis como petróleo ou carvão), ou à destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas), ou ainda a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas). Métodos menos poluentes, como o uso do álcool, ou formas “limpas” de gerar energia, como energia solar, poderão talvez resolver o problema.

__________________________

Brasil tem 130 espécies animais ameaçadas de extinção

O Brasil tem hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), um total de 130 espécies e subespécies ameaçadas de extinção. Destas, 96 são insetos, como abelhas, besouros, formigas, borboletas, libélulas, mariposas, e as 34 restantes são outros invertebrados terrestres, como aranhas, opiliões, pseudoescorpiões, gongolos, caracóis, minhocas, entre outros.

Esses animais se encontram distribuídos por diversos Estados, como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Paraíba, Mato Grosso do Sul e Amazonas, Acre, Rondônia, Ceará e Alagoas.

A situação mais grave dentre todos os animais citados é a de quatro espécies que já entraram na lista do Ibama como extintas: a formiga Simopelta minima , que vivia na Bahia, a libélula Acanthagrion taxaense , do Rio de Janeiro, e as minhocas Fimoscolex sporadochaetus (conhecida como minhoca branca) e Rhinodrilus fafner (minhocuçu ou minhoca gigante), que viviam em Minas Gerais.

A mais recente lista de animais ameaçados divulgada pelo Ibama (2003 e 2004) reúne ao todo 632 espécies/ subespécies dentre animais terrestres e aquáticos. Em 2006, o IBGE já havia lançado o mapa das aves ameaçadas; em 2007, divulgou o mapa de mamíferos, anfíbios e répteis; e ainda neste ano de 2008 deve publicar o último mapa da série, com informações sobre peixes e invertebrados aquáticos.

Segundo dados do Ibama, o conjunto de espécies de fauna e flora brasileiras vem sendo destruído gradativamente o que, ainda segundo o órgão, afeta, inclusive, na economia do País. Os principais motivos para essa destruição seriam a caça predatória, a poluição e a perseguição a espécies raras, de alto valor comercial.

Os estudos sobre a fauna sob risco de extinção vêm sendo realizados pelo IBGE desde o fim dos anos 1980, fundamentalmente com base nas listas do Ibama e complementados por informações levantadas em diferentes instituições de pesquisas e na literatura especializada.

Esses estudos produzem informações que são armazenadas no banco de dados dos cadastros de fauna.

No popular articles found.

About these ads

27 Respostas

  1. Ray, teu blog tá demais! É muito bom ter um blog informativo assim e com um tema tão interessante! Que Deus te abençoe cada dia mais e te dê mais inteligência para aumentar o número de suas proezas! Beijão, Gabi.


  2. NÓS E A NOSSAS AMIGAS QUEREMOS QUE VOCÊS SAIBAM QUE NÓS NÃO CONCORDA COM A EXTIÇÃO DOS ANIMAIS COMO A ONÇA PITADA QUEREMOS QUE VOCÊS DE UM JEITO NISSO OS ANIMAIS NÃO MERECE ISSO QUE NÓS FAZEMOS COM ELES PARA QUE ELES NÃO ENTRE EM EXTIÇÃO TEMOS QUE PARA COM O DESMATAMENTO DAS FLORESTAS:::::::::::::;


  3. muitos sabem que a varias especie ameaçadas em extinçao
    mais nunca é tarde de prezervar pelo que nós temos da natureza …
    respeito é bom e quem ñ gosta!!!!!!

    parabéns pelo seus tabalhos e precupaçao que vcs tem!!!!


  4. Gostei mtoo desse site, os outros por aí, não estava conseguindo achar nada do que eu queria!!


  5. Amei o site.
    tao de parabens.
    bjocasdss


  6. amores vs sao d+++++
    continuem assim o site ta uma blz


  7. Oi eu adorei esse glog é d+ !!!!


  8. Amei essse saite. Nos mostra o quanto o se humano é injusto. Se hoje quero está no meu lar, porque o animais ñ podem querer o mesmo ?… sendo que isso também pode nos afetar com a extinção dos animais e espécies maravilhosas que Deus nos deu…


  9. kra…muuuuito bomm,,
    bomm mesmooo!!
    muito bem esclarecido,
    D+++


  10. O ser humano precisa entender que em quanto se destrói hj tudo o que se ver de verde(florestas), amanhã o q será destruído será todos nós brancos,negros,pardos e etc.

    Só Deus pode nos salvar.


  11. Oi agente veio aki de novo kk amei /!!!!

    beijos


  12. ◘Muito bom!◘


  13. EU ADOREI É D++++++++++++++++


  14. eu adoro d+ o gloo eu posso fazer varias pesquisas e trabalhos adorro d+ todos a qui em casa usam muito obrigada para quem eventou o gloogle essa pessoa e muito inteligende


  15. Esses animais nao devem estar em extinçao eles sao muito mansos,por favor salve vidas de muitos animais, eles tambem erram bastante mas tambem sao pessoas, iguais a nos todos do mundo inteiro.Obrigada                                                           Pamela b.gerber. 


  16. animais en extincao sao especies rarisimais de animais


  17. animais nao deverian estar en extincao , eles sao algo tao especial , animais sao tanbem ser humanos deveriamos tomar vergonha de tanta maldade com esses animais ——-* *——— [monica da siva rj {ba} ] xau


  18. naooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo pode isso


  19. naoooooooooooooooooooooooooooooooo


  20. nao so se nos parar de poluir


  21. ba nao sabe nem contar 12345679 foltou o “8″


  22. em 25 de novembro de 2009 às 16:51 | Responder maria alice e ketelyn

    por favor cuide do meio ambiente,talyny nãooooooooooooooooooooooooooooooooo o que?,,,,e (não) tem ~( )nao ( )não,qual e certo eu acho que é com~ sua burra,analfabeta!!!!!!!!!!!!!


  23. vamos lutar contra isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!galera


  24. naooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo


  25. Amei o blog !!!
    Adoroo o assunto ‘ meio ambiente ‘
    E fasso a minha parte para não contribuir com a poluição e o desmatamento, e todos deveriam fazer o mesmo !

    Beijos



Comments RSS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: